sexta-feira, 25 de junho de 2010

Caça as baleias

Navio norueguês com uma baleia minke que foi caçada recentemente.

Caça de baleias na Noruega: mais de 100.000 pessoas exigem o fim da matança

Pessoas de todo o mundo aderiram à iniciativa da WSPA de reunir o maior número de assinaturas para protestar contra a caça de baleias na Noruega. Agora, esse país precisa justificar a razão pela qual ainda defende essa prática ultrapassada.

O protesto público vem à tona no momento em que a Noruega - um dos únicos três países que, apesar da proibição internacional, ainda insiste na caça comercial de baleias - se prepara para defender sua prática na semana que vem, durante o 62º Encontro Anual da Comissão Internacional da Baleia (CIB), em Agadir, no Marrocos. Nessa ocasião, deverá ser votada uma proposta, que iria efetivamente suspender a proibição imposta à caça comercial de baleias nos últimos 25 anos, e conceder à Noruega uma quota de captura pelos próximos 10 anos.

No início desta semana, a publicação de um novo vídeo exibindo a crueldade da caça de baleias na Noruega mobilizou diversas pessoas a assinarem o abaixo-assinado, que já havia sido firmado por milhares de pessoas em todo o mundo – incluindo mais de 5.000 Noruegueses -, exigindo um fim para essa prática cruel e desnecessária.

A caça de baleias na Noruega já é uma prática ultrapassada
A gerente de programas para mamíferos marinhos da WSPA, Joanna Toole, afirmou: “Está claro que a caça de baleias na Noruega já é uma prática ultrapassada. Nossa recente investigação demonstrou claramente que a caça de baleias é uma prática cruel, não-confiável e desumana. Mais de cem mil pessoas demonstraram o seu apoio à crescente voz global, pedindo que o sofrimento das baleias seja colocado a frente de interesses políticos. Agora, a Noruega terá que justificar a razão pela qual defende a continuidade dessa prática ultrapassada”.

No final de Maio, a WSPA e os grupos noruegueses de proteção animal Dyrebeskyttelsen Norge e NOAH – for dyrs rettigheter conseguiram obter um vídeo de uma baleia minke sendo atingida por um arpão do navio baleeiro norueguês “Rowenta”. O vídeo mostrou o impacto do arpão e a impossibilidade de a embarcação oferecer garantia de que a baleia estivesse morta dentro dos 22 minutos seguintes à captura do animal. O vídeo – e a resposta internacional a ele – dão apoio ao posicionamento da WSPA de que, tendo em vista o enorme tamanho das baleias, bem como o desafiador ambiente de caça, é simplesmente impossível que o abate seja feito de forma humanitária no mar.

Carl-Egil, Diretor da Dyrebeskyttelsen Norge, afirmou: “Nós nos sentimos extremamente estimulados por essa forte oposição global à caça de baleias na Noruega – e, em particular, pelos milhares de Noruegueses exigindo que seu país ponha um fim a essa prática. Para o governo, chegou a hora de reconhecer esse fato e tomar uma atitude a respeito.”


Quando virá a resposta da Noruega?
As assinaturas para a carta foram recolhidas por ações online promovidas em oito idiomas. Os grupos noruegueses de proteção animal Dyrebeskyttelsen Norge e NOAH – for dyrs rettigheter vão entregar as assinaturas no gabinete do Primeiro Ministro Norueguês, às 14:30 horas de hoje (17 de Junho).

Siri Martinsen, veterinário que trabalha para a NOAH – for Dyrs Rettigheter afirmou: “A crueldade da caça de baleias pode ocorrer longe dos nossos olhares, mas não está fora das nossas mentes – as pessoas não podem mais tolerar esse tipo de tratamento brutal dado aos animais. Estamos aguardando a resposta do Primeiro Ministro, e esperamos que ele aja com bom senso e compaixão.


Notícia publicada em 17 junho 2010 no site:
http://www.wspabrasil.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário