segunda-feira, 7 de junho de 2010

O que é a CAPES?

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa brasileira que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados do país.

A característica distintiva, em relação às outras agências federais de fomento, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), e às estaduais (das quais a principal é a paulista Fapesp), está na Avaliação Trienal que ela efetua de todos os cursos de pós-graduação do País. É a única entidade que tem tradição de determinar o descredenciamento (na prática, o fechamento) dos cursos que apresentam nota baixa ou deficiente.

A avaliação dos cursos de pós-graduação foi introduzida em 1976, pelo então diretor-geral (na época, o cargo máximo da agência, que depois se tornou fundação), o educador Cláudio de Moura Castro. O filósofo Renato Janine Ribeiro foi diretor de avaliação de 2004 até 2008.

Em 2007, uma nova lei atribuiu à Capes também o papel de estimular a formação de professores para o ensino básico, considerado o nível mais deficiente da educação brasileira.

Desde 2000, contribui para o desenvolvimento da pesquisa brasileira por meio do Portal .periodicos. da qual participam gratuitamente as seguintes instituições:

Instituições federais de ensino superior
Instituições de pesquisa com pós-graduação avaliada pela CAPES
Instituições públicas de ensino superior estaduais e municipais com pós-graduação avaliada com nota 4 (quatro) pela CAPES
Instituições privadas de ensino superior com pelo menos um doutorado com avaliação trienal 5 (cinco) ou superior pela CAPES

Estrutura

A estrutura organizacional da CAPES é composta por:[1]

Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CT-ES)
Conselho Técnico-Científico da Educação Básica (CT-EB)
Conselho Supeior
Diretoria Executiva
Presidência: ocupada pelo o bioquimico Jorge Almeida Guimarães desde 2004
Chefia de gabinete
Secretaria executiva de órgãos colegiados
Auditoria interna
Procuradoria federal
Diretoria de Gestão (DGES)
Diretoria de Programas e Bolsas no País (DPB)
Diretoria de Avaliação (DAV)
Diretoria de Relações Internacionais (DRI)
Diretoria de Educação Básica Presencial (DEB)
Diretoria de Educação a Distância (DED)

Nenhum comentário:

Postar um comentário