segunda-feira, 7 de junho de 2010

Nestlê: Responsabilidade com o meio ambiente

A história da Nestlé começa na Suíça em 1866, quando Henri Nestlé lançou a farinha láctea, um alimento especial para crianças, à base de cereais e leite. A partir dessa iniciativa, ocorrida há mais de 130 anos na cidade de Vevey na Suíça, a Nestlé se tornou uma empresa mundial de alimentos e nutrição. Atua em doze segmentos de mercado: leites, cafés, culinários, achocolatados, cereais, biscoitos, nutrição, chocolates, refrigerados, sorvetes, food services e pet care.

Em 1905, uniu-se à Anglo-Swiss Condensed Milk Co., que desde 1866 era um importante fabricante de leite condensado.

Um dos carros chefe da empreas, o leite condensado, começou a ser produzido no Brasil ao lado da farinha láctea e teve a sua embalagem reduzida. Conhecida como "maquilagem de produto", essa prática corrente do grupo Nestlé, vitimou consumidores do popular leite condensado Moça que, por exemplo, ao ter sua lata redesenhada, viu seu conteúdo reduzir em 10%. Essa prática atingiu, dentre outros, consumidores do leite Molico [1], além das bolachas Bono, Calipso, Negresco[2] e muitas outros.


Voltada essencialmente para a nutrição humana, a Nestlé diversificou suas atividades a partir da década de 1970, passando também a atuar nos segmentos farmacêutico (Alcon), cosmético (a exemplo da L'Oréal) e de alimentos para animais de estimação (Friskies Alpo e Ralston Purina)
Marcas
Kit Kat, uma das marcas de chocolate da Nestlé.Com quase quinhentas fábricas espalhadas nos cinco continentes, presente em mais de 120 países[2], possui um amplo leque de marcas internacionalmente consagradas, entre elas Nescau, Nescafé, Nestea, Maggi, Buitoni e Friskies.

Responsabilidade Social


Em 2005, a Nestlé se associou ao Cempre - Compromisso Empresarial para Reciclagem - e juntos criaram o Projeto Nestlé de Formação de Cooperativas de Reciclagem, que visa criar e apoiar cooperativas de catadores de materiais recicláveis atuantes no Brasil, promovendo sua formação e instrumentalização.

O projeto procura conscientizar a sociedade sobre a importância da redução, reutilização e reciclagem de lixo por meio de publicações, pesquisas técnicas, seminários e bancos de dados, com a meta de desenvolver um sistema de coleta seletiva de materiais recicláveis com inclusão social.

O sucesso dessa iniciativa deve-se principalmente à ação dos catadores que são apoiados pelo programa. Dentre os resultados obtidos, destacam-se: a melhoria progressiva na remuneração desses profissionais (a média nacional atual é de 1,5 salário mínimo/mês); o seu resgate da cidadania/auto-estima; o reconhecimento da atividade por parte da sociedade civil; o desenvolvimento de redes de sustentação da coleta seletiva de materiais recicláveis; a geração de impactos ambientais relevantes e o apoio a políticas públicas de inclusão social.

Educação Ambiental nas Escolas Preocupada em contribuir para a formação de jovens como cidadãos conscientes ambientalmente, a Nestlé tem implementado cursos de educação ambiental em escolas da rede municipal de ensino. Trata-se de uma capacitação de educadores, diretores de escolas e equipes das Secretarias de Educação e do Meio Ambiente para o desenvolvimento de um trabalho de conscientização de crianças e adolescentes sobre a importância da preservação da água para a conservação do meio ambiente. Realizados por uma equipe de consultores externos, esses cursos aproveitam sinergias, com o apoio do Cempre, para a formação de cooperativas de catadores de resíduos sólidos para o fomento da reciclagem, nesses mesmos municípios.

Formação de Consumidores Conscientes para a Sustentabilidade
Foi criada uma campanha de conscientização dos colaboradores internos, com o objetivo de estimular o desenvolvimento de ações que visem à mudança de seus comportamentos de consumo na direção da sustentabilidade. Como por exemplo, melhorando o consumo de água e energia e aumentando a reciclagem.

Nesse sentido, são desenvolvidas na empresa as seguintes ações:

•Estímulo à separação correta do lixo nos andares;
•Projeto Carona;
•Redução na utilização dos copos plásticos;
•Reciclagem das cápsulas de Nespresso;
•Gincana de reciclagem de papel.

Parceria Nestlé e Wal-Mart
Em abril de 2008, a Nestlé e a rede de supermercados Wal-Mart firmaram um projeto de parceria, com o objetivo de educar e conscientizar seus consumidores sobre a importância de contribuir para a sustentabilidade socioambiental.

Nesse projeto, a Nestlé, por meio do Programa Nestlé Faz Bem Cuidar, irá promover a educação ambiental nas escolas públicas situadas no entorno das lojas Wal-Mart. Inicialmente, participam do projeto o Hiper Casa Forte, em Recife, e o Hiper Iguatemi, em Salvador. Nesses locais, que já possuem postos de coletas instalados, serão desenvolvidas ações para estimular a entrega de lixo reciclável por parte do consumidor. Entre elas destacam-se: a troca de embalagens de produtos Nestlé por um livro de receitas do Programa Nestlé Faz Bem Nutrir, que ensina a aproveitar integralmente os alimentos; oficinas de construção de brinquedos a partir de reciclagem, direcionada a crianças; e oficinas do Programa Nutrir de Educação Alimentar para mães e consumidoras em geral.

A expectativa é que, em 2009, o projeto seja ampliado para outras lojas da rede no Brasil todo.

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