domingo, 13 de junho de 2010

Projeto Mata Branca

Projeto de Conservação e Gestão Sustentável do Bioma Caatinga nos Estados do Ceará e Bahia
MATA BRANCA



O PROJETO MATA BRANCA DE CONSERVAÇÃO E GESTÃO SUSTENTÁVEL DO BIOMA CAATINGA, elaborado pelos Estados do Ceará e Bahia, tem como objetivo é contribuir para a preservação, conservação e manejo sustentável da biodiversidade do Bioma Caatinga nos Estados da Bahia e do Ceará, melhorando simultaneamente a qualidade de vida de seus habitantes através da introdução de práticas de desenvolvimento sustentável.

O Bioma Caatinga é único no mundo. Estende-se por toda a região Nordeste (Bahia, Ceará, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Alagoas, Maranhão e Norte de Minas Gerais), abrangendo aproximadamente 11% do território brasileiro. Apresenta uma grande variedade de paisagens, riquezas biológicas e endemismos. Em conjunto, os estados da Bahia e do Ceará detêm cerca de 60% da sua área total. Cerca de 70% da população do Ceará reside na área do Bioma, enquanto que na Bahia o índice é de 50%.


A principal causa apontada para a degradação dos recursos naturais renováveis desse Bioma é a pressão antrópica sob as mais variadas formas de uso, com intensidade e freqüência superiores à capacidade de regeneração natural dos mesmos.

Fica criada a estrutura de execução do Projeto Mata Branca:



Projeto de Conservação e Gestão Sustentável do Bioma Caatinga nos Estados do Ceará e Bahia
MATA BRANCA




Fica criada a Estrutura Organizacional, com sua respectiva Unidade Gerencial do Projeto (UGP/Ce), abaixo discriminada, sob a coordenação do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente - CONPAM, tendo como objetivo implementar no Estado do Ceará o Projeto Mata Branca.





Fontes:http://www.projetomatabranca.org.br/noceara.asp

http://www.projetomatabranca.org.br/objetivos.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário